Um decreto assinado pelo governador Wilson Martins publicado na edição do Diário Oficial da última terça-feira (27/03) enumera algumas alterações na estrutura orgânica da polícia militar do Piauí. Foram criados alguns comandos, e ainda, feitas mudanças em companhias já existentes.
A primeira delas é a criação do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM) em todo Piauí que ficará responsável pela coordenação do Ronda Cidadão com quatro companhias que ficarão localizadas nas cidades de Picos, Parnaíba, Floriano e Piripiri.
Foi criado também a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), de atuação em todo estado. A companhia ficará responsável pelo policiamento ostensivo nas escolas públicas do estado do Piauí, passando a vincular-se diretamente ao Comando de Policiamento Comunitário.
Outro comando a criado foi o Comando de Missões Especiais (CME) sediado em Teresina e com circunscrição em todo território. O CME irá auxiliar e comandar nas ocorrências de alto e altíssimo risco que hoje são atendidas pelo BOPE, RONE, GATE, CANIL e outros.
Já a estrutura da 2º Companhia do Batalhão de Operações Especiais, o Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) é elevada à categoria de Batalhão e deixará de responder ao Batalhão de Operações Especiais. Quanto à situação do capitão Fábio Abreu, que hoje comanda o batalhão, o coronel Rubens garante que fica mantida, pelo menos até o dia 21 de abril quando irão ocorrer novas promoções.
Outra mudança é no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que passa a possuir duas companhias, sendo a primeira, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE).
Fonte: 180graus
Edição: Força Tática
Nenhum comentário:
Postar um comentário